SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14La centralidad de la familia: intersecciones entre los lineamientos de la Escuela sin Partido y la Ley 7.595/2018 del Municipio de Jaraguá do Sul/SCInterferencia y desigualdades en las políticas de educación secundaria: un estudio comparativo de Brasil y Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SOUZA, Raquel Aparecida  y  GARCIA, Luciana Nogueira de Souza. Estudo sobre a Lei 13.415/2017 e as mudanças para o novo ensino médio. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72965.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72965.

O texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender se alunos e professores estão cientes sobre as mudanças que foram propostas para a educação brasileira por meio da Reforma do Ensino Médio. De maneira específica, buscou compreender as alterações que poderão impactar a qualidade do ensino e a profissão do docente que atua no ensino médio. Nessa perspectiva foi realizado um estudo bibliográfico e documental a partir da produção acadêmica sobre essa temática no âmbito das publicações oficiais do governo federal, bem como de produções de pesquisadores que têm estudado sobre o assunto visando compreender a Lei 13.415/2017 a partir de visões mais criticas sobre o novo modelo de ensino médio proposto no Brasil. Também foi realizada uma pesquisa de campo apoiada pela aplicação de questionários online a professores e alunos matriculados do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás-Campus Itumbiara. De maneira geral, o estudo destaca as principais mudanças do ensino médio a partir de estudos críticos de estudiosos sobre as proposições da Lei 13.415/2017 e mostra alguns olhares de alunos e professores de um curso de Licenciatura em Química sobre essa temática, os quais ainda demonstraram dúvidas, bem como falta de conhecimento sobre as mudanças apresentadas para o novo ensino médio.

Palabras clave : Reforma do Ensino Médio/Brasil; Lei nº 13.415/2017; Estudos Críticos sobre a Reforma do Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )