SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Interferencia y desigualdades en las políticas de educación secundaria: un estudio comparativo de Brasil y ArgentinaNeoliberalismo, Teoría del Capital Humano y Evaluación: Contribuciones al Debate de las Políticas Educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

BRAGA, Marcus Vinicius de Azevedo. Autonomia e regulação: a descentralização da política educacional analisada como um arranjo híbrido. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e73193.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73193.

O artigo defende que o arranjo híbrido, conceito derivado da Teoria dos Custos de Transação, pode ser uma referência teórica de discussão do processo de descentralização da política educacional a ser executada pelos municípios, por permitir uma governança que considera a autonomia e a interdependência, típicas do federalismo, apresentando a combinação de controles e incentivos, como uma maneira de se tornar essa governança menos onerosa e mais efetiva. Essa abordagem ressignifica a transparência e o controle social, como instrumentos de governança estratégica, e faz uma releitura da autonomia municipal, resgatando o seu aspecto político, de fortalecimento das capacidades estatais.

Palabras clave : Federalismo; Municipalização; Custos de transação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )