SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Autonomy and regulation: the decentralization of educational policy analyzed as a hybrid arrangementPedagogical Management System: tensions in the work of pedagogical coordinators of municipal schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

MAGALHAES, Wesley Brito  and  ASSIS, Lúcia Maria de. Neoliberalismo, Teoria do Capital Humano e Avaliação: Contribuições Para o Debate das Políticas Educacionais. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e73335.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73335.

O artigo objetiva contribuir com o debate atual da educação que vem sendo chamada pelos neoliberais a formar o sujeito competitivo, empresário de si mesmo. Trata-se de um estudo teórico que tem por base a noção foucaultiana de sociedade neoliberal. Problematiza o neoliberalismo e a teoria do capital humano como orientadores de políticas públicas que assimilam os valores da nova gestão pública, pautadas na meritocracia e na competição nas e entre as escolas. Sinaliza que a racionalidade neoliberal impõe mecanismos simplificadores da realidade educacional, como os indicadores provenientes das avaliações em larga escala, o que dificulta e às vezes impede o exercício pleno de uma prática educativa emancipatória.

Keywords : Neoliberalismo; teoria do capital humano; avaliações em larga escala.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )