SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Autonomía y regulación: la descentralización de la política educativa analizada como un arreglo híbridoSistema de Gestión Pedagógica: tensiones en el trabajo de los coordinadores pedagógicos de las escuelas municipales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

MAGALHAES, Wesley Brito  y  ASSIS, Lúcia Maria de. Neoliberalismo, Teoria do Capital Humano e Avaliação: Contribuições Para o Debate das Políticas Educacionais. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e73335.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73335.

O artigo objetiva contribuir com o debate atual da educação que vem sendo chamada pelos neoliberais a formar o sujeito competitivo, empresário de si mesmo. Trata-se de um estudo teórico que tem por base a noção foucaultiana de sociedade neoliberal. Problematiza o neoliberalismo e a teoria do capital humano como orientadores de políticas públicas que assimilam os valores da nova gestão pública, pautadas na meritocracia e na competição nas e entre as escolas. Sinaliza que a racionalidade neoliberal impõe mecanismos simplificadores da realidade educacional, como os indicadores provenientes das avaliações em larga escala, o que dificulta e às vezes impede o exercício pleno de uma prática educativa emancipatória.

Palabras clave : Neoliberalismo; teoria do capital humano; avaliações em larga escala.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )