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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

SANTANA, Kamila Lima de  e  MARTINS, Angela Maria. Sistema de Gestão Pedagógica: tensões no trabalho de coordenadores pedagógicos de escolas municipais. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e73486.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73486.

Este artigo integra investigação maior que analisou um programa implementado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo denominado Sistema de Gestão Pedagógica (SGP). O artigo tem como propósito discutir usos de um recurso tecnológico para (re) organizar a atuação de coordenadores pedagógicos no contexto do trabalho cotidiano na rede municipal de ensino de São Paulo (RME-SP). A fundamentação teórica ancorou-se em estudos que tratam da construção da identidade profissional e saberes mobilizados na atuação de coordenadores pedagógicos. Trata-se de investigação qualitativa e exploratória, que lançou mão da análise documental, da observação participante e da entrevista compreensiva. Este artigo apresenta e discute os dados produzidos a partir de entrevistas compreensivas com coordenadoras pedagógicas de escolas da rede municipal de São Paulo. A análise dos dados revela que o programa trouxe algumas contribuições para o exercício das funções do coordenador pedagógico devido à otimização do acompanhamento dos registros docentes e possíveis intervenções pedagógicas relacionadas a diagnóstico, planejamento e avaliação. Contudo, os dados também indicam contradições na implementação do programa em função da necessidade de seu aperfeiçoamento, assim como a melhoria da infraestrutura das escolas para racionalizar e dinamizar o processo de registro, leitura e análise de informações pedagógicas por professores e gestores.

Palavras-chave : política educacional; gestão da educação municipal; coordenação pedagógica.

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