SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Pedagogical Management System: tensions in the work of pedagogical coordinators of municipal schoolsThe challenges of religious education in the current brazilian educational politics. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

BARBOSA, Zenildo José  and  RODRIGUES, Cibele Maria Lima. Construção e desconstrução da política de indução do tempo integral no ensino fundamental. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e73897.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73897.

O presente artigo tem por objetivo fazer análise comparativa do Programa Mais Educação (2007-2015), do Programa Novo Mais Educação (2016-2018) até o desmonte no governo atual. Considerando a política como discurso e como texto, utilizamos a abordagem pós-crítica para a análise dos documentos oficiais. São claras as diferenças nas políticas de currículo desses programas. O primeiro possuía uma proposta curricular com o objetivo de “formação integral” e intercultural e representou a maior iniciativa federal de indução do tempo integral no ensino fundamental porque foi implantado em quase 60 mil escolas. O “Novo Programa” estabeleceu como prioridade a melhoria das avaliações padronizadas em detrimento de outros conhecimentos. Mesmo considerando que ambos possuíam limitações, o cenário atual é de total desaparecimento de uma proposta do governo federal, em um contexto de aprofundamento do neoliberalismo e do neoconservadorismo. Argumentamos que os programas e sua ausência estão vinculadas aos projetos políticos das gestões, como políticas de governo.

Keywords : Educação em tempo integral; jornada ampliada; Programa Mais Educação; Programa Novo Mais Educação; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )