SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Los desafíos de la educación religiosa en el contexto de aplicación de la base curricular común nacionalLa (in)efectividad de la Ley n.º 11.738/2008 a la luz de las decisiones del Supremo Tribunal Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

BRAZ, Terezinha Pereira  y  FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Programas de descentralização de recursos financeiros: um estudo em escola selecionada (2007 a 2018). J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e74102.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.74102.

O trabalho objetivou verificar o montante de recursos recebidos por uma escola selecionada da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul por meio de programas de descentralização financeira, no período de 2007 a 2018, bem como os efeitos que programas com essa finalidade têm provocado no trabalho da escola. Nesse período, a escola operacionalizou seis programas de descentralização financeira, sendo um da esfera estadual e cinco da esfera federal. Trabalhou-se com a legislação educacional e dados financeiros dos programas operacionalizados na escola, mediante registros da Secretaria de Estado de Educação. Observou-se que os programas, que objetivaram descentralizar recursos financeiros para a escola, se sustentaram na premissa da gestão democrática da educação. Não se pôde inferir se o volume de recursos operacionalizados na escola seria suficiente para garantir as necessidades da função social da educação. O efeito verificado foi que a operacionalização dos programas alterou a dinâmica e os processos de trabalho da escola.

Palabras clave : Política Educacional; Descentralização de recursos financeiros para a escola; Educação Básica no estado de Mato Grosso do Sul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )