SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Extinction of CONSEA or institution of the “social descontrol” in the national school feeding policy?The challenge of teachers’ social role in front of current educational policies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

PARENTE, Cláudia da Mota Darós; PARENTE, Juliano Mota  and  HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. Avaliação de Impacto na Educação Básica. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71054.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71054.

O artigo analisa pesquisas sobre avaliação de impacto na educação básica, com ênfase em seus objetivos, características e resultados. O modelo de análise constituiu-se de três aspectos: a política em análise, a pesquisa realizada e os resultados encontrados (impactos). Os resultados indicaram grande diversidade de políticas, programas e ações que têm sido alvo de pesquisadores, variedade de procedimentos metodológicos para avaliação de impacto e diferentes tipos de impacto na educação básica. O estudo sugere que mais pesquisas de avaliação de impacto sejam realizadas no campo da educação e que novos enfoques metodológicos sejam criados.

Keywords : Avaliação de impacto. Política educacional. Educação básica. Análise de políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )