SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14¿Extinción de CONSEA o institución de "falta de control social" em la Política Nacional de Alimentación Escolar?La función social del profesional docente en la coyuntura de las políticas educativas en curso en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

PARENTE, Cláudia da Mota Darós; PARENTE, Juliano Mota  y  HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. Avaliação de Impacto na Educação Básica. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71054.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71054.

O artigo analisa pesquisas sobre avaliação de impacto na educação básica, com ênfase em seus objetivos, características e resultados. O modelo de análise constituiu-se de três aspectos: a política em análise, a pesquisa realizada e os resultados encontrados (impactos). Os resultados indicaram grande diversidade de políticas, programas e ações que têm sido alvo de pesquisadores, variedade de procedimentos metodológicos para avaliação de impacto e diferentes tipos de impacto na educação básica. O estudo sugere que mais pesquisas de avaliação de impacto sejam realizadas no campo da educação e que novos enfoques metodológicos sejam criados.

Palabras clave : Avaliação de impacto. Política educacional. Educação básica. Análise de políticas públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )