Jornal de Políticas Educacionais
On-line version ISSN 1981-1969
Abstract
ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira and CRUZ SOBRINHO, Sidinei. O desafio da função social docente diante das políticas educacionais em curso no Brasil. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e70082. Epub Apr 20, 2022. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70082.
A pesquisa questiona a função social do profissional docente na conjuntura das políticas educacionais em curso, dada a hegemonia neoliberal. Tem por metodologia a hermenêutica jurídica de políticas educacionais normativas relacionadas à formação docente, lançando mão da análise qualitativa de Programas de Governo e a revisão bibliográfica (FREIRE; DARDOT; LAVAL; GIDDENS; SENNETT; GRAMSCI). O objetivo é problematizar a relação do neoliberalismo com ações de políticas educacionais na atualidade, comparando as políticas normativas aos principais programas de governo em curso no Brasil e apresentar a função social do profissional docente enquanto trabalhador intelectual. As reflexões acerca dos programas de governo, ancoradas na devida revisão bibliográfica e na análise de dados, concluem pela hegemonia neoliberal na atual conjuntura nacional, mas também estabelecem cinco categorizações sobre a função social do profissional docente, enquanto possibilidade do exercício contra-hegemônico.
Keywords : Neoliberalismo; Políticas Educacionais; Função social.