SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Avaliação de Impacto na Educação BásicaEgressos da EJA no ensino superior e a política de cotas da UERJ: entre desafios e potencialidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  e  CRUZ SOBRINHO, Sidinei. O desafio da função social docente diante das políticas educacionais em curso no Brasil. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e70082.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70082.

A pesquisa questiona a função social do profissional docente na conjuntura das políticas educacionais em curso, dada a hegemonia neoliberal. Tem por metodologia a hermenêutica jurídica de políticas educacionais normativas relacionadas à formação docente, lançando mão da análise qualitativa de Programas de Governo e a revisão bibliográfica (FREIRE; DARDOT; LAVAL; GIDDENS; SENNETT; GRAMSCI). O objetivo é problematizar a relação do neoliberalismo com ações de políticas educacionais na atualidade, comparando as políticas normativas aos principais programas de governo em curso no Brasil e apresentar a função social do profissional docente enquanto trabalhador intelectual. As reflexões acerca dos programas de governo, ancoradas na devida revisão bibliográfica e na análise de dados, concluem pela hegemonia neoliberal na atual conjuntura nacional, mas também estabelecem cinco categorizações sobre a função social do profissional docente, enquanto possibilidade do exercício contra-hegemônico.

Palavras-chave : Neoliberalismo; Políticas Educacionais; Função social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )