SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14La función social del profesional docente en la coyuntura de las políticas educativas en curso en BrasilEl trabajo del director de la escuela: analisis desde una perspectiva historica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

ALVARENGA, Marcia Soares de  y  SANTOS, Cintya Roberta. Egressos da EJA no ensino superior e a política de cotas da UERJ: entre desafios e potencialidades. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71460.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71460.

Produzido no contexto dos 10 anos de implantação da Política de Cotas para acesso aos cursos de graduação nas universidades estaduais do estado do Rio de Janeiro e nos 30 anos de promulgação da Constituição Brasileira, em 1988, o objetivo do artigo é analisar a inter-relação entre a modalidade da EJA e Política de Cotas na FFP/UERJ, tendo como recorte estudantes cotistas que ingressaram na UERJ no ano de 2016. A metodologia da pesquisa teve como ponto de partida dados colhidos em fontes institucionais através de sínteses cadastrais dos sistemas da universidade e questionário semiestruturados dirigidos para cotistas egressos da EJA. Os resultados da pesquisa indicam serem reduzidos os estudantes egressos da EJA que acessam a universidade pelo sistema de cotas, o que nos faz interpelar, dialeticamente, sobre os desafios enfrentados pelos dos estudantes egressos da EJA e a potência das cotas para a democratização da universidade.

Palabras clave : Egressos da EJA; Política de Cotas; Direito à Educação; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )