SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14EJA egresses en educación superior y política de cuotas en UERJ: entre desafíos y potencialidadBolsa Família y desigualdades educativas: alcance y límites del Programa a la luz del marco legal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

MARANGONI, Ricardo Alexandre. O trabalho do diretor de escola: análise a partir de uma perspectiva histórica. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71059.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71059.

O presente artigo propõe discutir o trabalho do diretor de escola com base nos dados da tese de doutoramento, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (PPGE/UMESP). Assim, para este recorte, considera-se a pesquisa bibliográfica que retoma os escritos de Carneiro Leão, Ribeiro, Lourenço Filho e Teixeira, na perspectiva clássica, e Arroyo, Félix e Paro, na perspectiva crítica. Das escolas de pensamento mencionadas, foram extraídos e analisados os elementos associados ao trabalho do diretor. Através desta análise foi possível concluir que existem diferentes posições e contradições que permeiam e orientam o trabalho do diretor de escola, exigindo-se dele um posicionamento frente às atuais políticas educacionais.

Palabras clave : diretor de escola; gestão escolar; política educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )