SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14El trabajo del director de la escuela: analisis desde una perspectiva historicaAprobación de la propuesta de cooperativa escolar como forma de privacidad contenido de educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

TRIPODI, Zara Figueiredo  y  OLIVEIRA, Tatiana Padilha. Bolsa Família e desigualdades educacionais: alcance e limites do Programa à luz do marco legal. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71065.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71065.

Examinam-se possíveis alcances e limites do Programa Bolsa Família na redução das desigualdades educacionais, à luz do seu marco legal. Utilizou-se abordagem qualitativa e, enquanto procedimento, pesquisa documental. Do ponto de vista teórico, o trabalho valeu-se de uma literatura voltada à discussão das desigualdades e do direito à educação. Os achados de pesquisa permitem concluir que um dos alcances do PBF foi resguardar o beneficiário de possíveis punições, em caso de descumprimento da condicionalidade educacional. Já os limites encontrados referem-se ao baixo potencial da obrigatoriedade de matrícula se reverberar em redução de desigualdades educacionais, devido a frágil articulação da educação a outras políticas e entre diferentes setores.

Palabras clave : Política educacional; Desigualdades; Bolsa-Família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )