Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Jornal de Políticas Educacionais
versión On-line ISSN 1981-1969
Resumen
ESTORMOVSKI, Renata Cecilia. A apropriação da proposta de cooperativa escolar como uma forma de privatização do conteúdo da educação. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71233. Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71233.
O presente estudo se propõe a retratar duas propostas de cooperativa escolar: a idealizada por Célestin Freinet no início do século XX (considerada vanguardista e tida como uma das técnicas do pedagogo) e a elaborada por uma cooperativa de crédito (inserida nas escolas públicas da atualidade e que cita a primeira como uma de suas inspirações). Com isso, comparam-se as proposições e compreende-se a ressignificação do projeto de cooperativas escolares, quase um século depois, situando sua materialização no atual tempo histórico como parte dos processos de privatização do conteúdo da educação. A análise se define como de natureza qualitativa e foi realizada mediante pesquisas bibliográfica e documental.
Palabras clave : Políticas educacionais; cooperativas escolares; privatização do conteúdo da educação.