SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Bolsa Família y desigualdades educativas: alcance y límites del Programa a la luz del marco legalEl desmontaje de las políticas de formación de profesores enfrentadas por entidades académico-científicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

ESTORMOVSKI, Renata Cecilia. A apropriação da proposta de cooperativa escolar como uma forma de privatização do conteúdo da educação. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71233.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71233.

O presente estudo se propõe a retratar duas propostas de cooperativa escolar: a idealizada por Célestin Freinet no início do século XX (considerada vanguardista e tida como uma das técnicas do pedagogo) e a elaborada por uma cooperativa de crédito (inserida nas escolas públicas da atualidade e que cita a primeira como uma de suas inspirações). Com isso, comparam-se as proposições e compreende-se a ressignificação do projeto de cooperativas escolares, quase um século depois, situando sua materialização no atual tempo histórico como parte dos processos de privatização do conteúdo da educação. A análise se define como de natureza qualitativa e foi realizada mediante pesquisas bibliográfica e documental.

Palabras clave : Políticas educacionais; cooperativas escolares; privatização do conteúdo da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )