SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Bolsa Família e desigualdades educacionais: alcance e limites do Programa à luz do marco legalO desmonte das políticas de formação de professores confrontado pelas entidades acadêmico-científicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

ESTORMOVSKI, Renata Cecilia. A apropriação da proposta de cooperativa escolar como uma forma de privatização do conteúdo da educação. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71233.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71233.

O presente estudo se propõe a retratar duas propostas de cooperativa escolar: a idealizada por Célestin Freinet no início do século XX (considerada vanguardista e tida como uma das técnicas do pedagogo) e a elaborada por uma cooperativa de crédito (inserida nas escolas públicas da atualidade e que cita a primeira como uma de suas inspirações). Com isso, comparam-se as proposições e compreende-se a ressignificação do projeto de cooperativas escolares, quase um século depois, situando sua materialização no atual tempo histórico como parte dos processos de privatização do conteúdo da educação. A análise se define como de natureza qualitativa e foi realizada mediante pesquisas bibliográfica e documental.

Palavras-chave : Políticas educacionais; cooperativas escolares; privatização do conteúdo da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )