SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Funding of higher education in Mexico and Brazil. Similarities and diferencesThe Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID: trajectory and developments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

GANDIN, Luís Armando; ROCHA, Adriana Rocely Viana da; VASQUES, Andrea Milán  and  CORREA, Tábata Valesca. O conceito de atuação nas políticas educacionais: um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do Ensino Médio Politécnico. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72597.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72597.

Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016.

Keywords : Atuação; Enactment; Políticas Educacionais; Ensino Médio Politécnico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )