SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14O financiamento do ensino superior no Mexico e no Brasil. Semelhanças e diferençasO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

GANDIN, Luís Armando; ROCHA, Adriana Rocely Viana da; VASQUES, Andrea Milán  e  CORREA, Tábata Valesca. O conceito de atuação nas políticas educacionais: um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do Ensino Médio Politécnico. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72597.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72597.

Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016.

Palavras-chave : Atuação; Enactment; Políticas Educacionais; Ensino Médio Politécnico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )