SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14A ameaça da privatização na Educação Infantil: o Mieib como espaço de resistência propositivaA emergência e o desenvolvimento da EAD no capitalismo contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

BRAGA, Daniel Santos  e  PEREIRA, Isabella Adriane Martins. Políticas públicas de formação de professores e educação a distância: um caminho para o cumprimento do PNE (?). J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72131.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72131.

O objeto de reflexão deste artigo são as possibilidades de usos da educação a distância como instrumento para o cumprimento de metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (2014-2024) relativas à formação de professores. Foi realizada análise de conteúdo da legislação em vigor e uma discussão sobre as especificidades da educação a distância. Foi feito também um levantamento de informações sobre essa modalidade no Censo da Educação Superior. Os principais achados da investigação são que essa modalidade de oferta educacional é considerada pelo legislador como um instrumento que pode ser utilizado para políticas de formação de professores. Além disso, foi possível constatar empiricamente que, de fato, a modalidade tem sido recorrentemente utilizada nos últimos anos, com destaque para o nível superior. No entanto, a educação a distância, a despeito das suas potencialidades, também apresenta limites para o cumprimento efetivo das metas nacionais para a formação docente.

Palavras-chave : Políticas públicas educacionais; Plano Nacional de Educação; Educação a distância; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )