SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Políticas públicas de formación docente y educación a distancia: (¿) un camino para lograr el PNE (?)El discurso sobre la estrategia organizacional en una institución pública de educación superior en el Distrito Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

BASTOS, Josie Amaral  y  LIMA, Valeria Almada. A emergência e o desenvolvimento da EAD no capitalismo contemporâneo. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72079.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72079.

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a emergência e o desenvolvimento da EAD no ensino superior no Brasil. Adota-se o método crítico dialético para apreender a EAD como fenômeno inserido na totalidade mais ampla da sociedade capitalista contemporânea. Analisa-se a EAD, inserida em uma dinâmica de contradições, a partir de um fenômeno concreto, para compreender suas determinações. Para tanto, faz-se necessário compreender o processo de reestruturação do capital nos países hegemônicos, e como a mundialização do capital influenciou as políticas econômicas e educacionais em todo o mundo, e em especial, nas nações periféricas. Conclui-se que a política de consolidação da EAD, como modalidade de ensino no país, está atrelada ao movimento de mundialização do capital que se apoia no ideário da racionalidade técnica, no contexto da reestruturação produtiva do capital.

Palabras clave : Estado; Neoliberalismo; Educação a Distância; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )