SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Políticas públicas de formação de professores e educação a distância: um caminho para o cumprimento do PNE (?)O discurso sobre a estratégia organizacional em uma instituição pública de ensino superior do Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

BASTOS, Josie Amaral  e  LIMA, Valeria Almada. A emergência e o desenvolvimento da EAD no capitalismo contemporâneo. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e72079.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.72079.

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a emergência e o desenvolvimento da EAD no ensino superior no Brasil. Adota-se o método crítico dialético para apreender a EAD como fenômeno inserido na totalidade mais ampla da sociedade capitalista contemporânea. Analisa-se a EAD, inserida em uma dinâmica de contradições, a partir de um fenômeno concreto, para compreender suas determinações. Para tanto, faz-se necessário compreender o processo de reestruturação do capital nos países hegemônicos, e como a mundialização do capital influenciou as políticas econômicas e educacionais em todo o mundo, e em especial, nas nações periféricas. Conclui-se que a política de consolidação da EAD, como modalidade de ensino no país, está atrelada ao movimento de mundialização do capital que se apoia no ideário da racionalidade técnica, no contexto da reestruturação produtiva do capital.

Palavras-chave : Estado; Neoliberalismo; Educação a Distância; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )