SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14El surgimiento y desarrollo de la educación a distancia en el capitalismo contemporáneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

MADRUGA, Renata Afonso Ferreira Madeira  y  LAUS-GOMES, Victor. O discurso sobre a estratégia organizacional em uma instituição pública de ensino superior do Distrito Federal. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e70469.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70469.

Este artigo apresenta uma abordagem comunicacional, fundamentada na teoria sistêmica de Niklas Luhmann e na teoria discursiva de Eliseo Verón, para a compreensão da estratégia organizacional de uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. Esta abordagem possibilitou a exploração de elementos comunicacionais, que foram articulados por meio de um modelo teórico que enfatiza as dimensões simbólicas e semânticas dos processos estratégicos das organizações. Foram analisados o Projeto Plurianual e o Relatório Anual, além de seis entrevistas semiestruturadas com gestores. Os resultados indicam os desvios, os paradoxos e os conflitos inerentes à condição sistêmica da organização. As práticas e os discursos institucionalizados apontam para as dificuldades dos processos estratégicos, incluindo a ausência de rotinas formais de planejamento. Objetivos e metas são, geralmente, observados como uma forma de controle.

Palabras clave : Teoria dos Sistemas Sociais; Discurso; Gestão Educacional; Estratégia Organizacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )