Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Jornal de Políticas Educacionais
versión On-line ISSN 1981-1969
Resumen
NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; MOREIRA, Ana Maria de Albuquerque; SANTOS, Catarina de Almeida y LOZZI, Silene de Paulino. As políticas de austeridade e a educação superior: a presença de estudantes de escolas públicas e o futuro das universidades sob risco. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e70093. Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70093.
O presente artigo discute as ameaças impostas pelas políticas de austeridade que dominam as propostas econômicas do atual governo para os avanços alcançados com as políticas sociais direcionadas à democratização da educação superior brasileira. Os resultados dessas políticas são evidenciados na análise do perfil de estudantes de escolas públicas que ingressaram em universidades públicas, notadamente nas federais, a partir da implementação de programas que possibilitaram o acesso, a permanência e a formação de indivíduos até então alijados desse nível educacional. A análise do perfil dos estudantes, sua trajetória acadêmica e as estratégias de apoio à sua permanência na universidade foi realizada por estatísticas descritivas de dados retirados do Censo da Educação Superior de 2018, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Concluímos que não há dúvida de que os poucos avanços alcançados na superação de barreiras para o acesso de estudantes de escolas públicas em universidades públicas, nos últimos anos, estão em risco com os retrocessos em curso e as ameaças diante de um futuro incerto.
Palabras clave : Educação Superior; Políticas de Austeridade; Acesso e permanência; Estudantes de escola pública.