SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14As políticas de austeridade e a educação superior: a presença de estudantes de escolas públicas e o futuro das universidades sob riscoFinanciamento público para o ensino superior privado-mercantil e a financeirização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

MOTA JUNIOR, Antônio de Macêdo  e  SOUSA, Joelson Pereira. Oferta atual e mercantilização do ensino superior no estado da Bahia. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e69773.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69773.

O presente estudo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental sobre o tema da mercantilização da educação no Brasil, com o objetivo de caracterizar a oferta atual de ensino superior no estado da Bahia, apresentando aspectos do processo de mercantilização, contextualizado por um crescente discurso de crise na educação nacional. Esses resultados apontam para um célere processo de financeirização, oligopolização e transnacionalização da educação, configurando o cenário atual de mercantilização do ensino superior brasileiro. Esse cenário estende-se para a oferta de ensino superior no estado da Bahia, que apresenta uma representatividade da rede privada de 92% das instituições e de 74% nas matrículas em cursos de graduação, com a presença de grandes grupos educacionais.

Palavras-chave : Crise da Educação; Mercantilização; Ensino Superior; Oferta Privada; Estado da Bahia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )