SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14O desafio da educação a distância no ensino superior brasileiro: a expansão dos cursos de pedagogia à luz do ENADE como referencial de qualidadeA produção de dissertações e teses sobre o Programa REUNI entre 2009 e 2018 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

MESQUIRA, Maria Cristina das Graças Dutra  e  NOLETO, Sylvana de Oliveira Bernardi. Estratégia política para a expansão e garantia de matrículas no ensino superior: a parceria público-privada com o Programa Educacional de Bolsa Universitária no estado de Goiás. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e70471.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70471.

O artigo tem o objetivo de evidenciar, a partir de elementos contextuais e da conjuntura da educação superior brasileira e do estado de Goiás, como a política de bolsas universitárias se instituiu no conjunto de ações e estratégias políticas na busca de garantia de matrículas em Instituições de Ensino Superior (IES), especialmente as privadas. Nesse sentido, tornou-se uma política de Estado envidada no processo de expansão da rede superior de educação. A partir da pesquisa realizada, este artigo traz uma breve discussão sobre a expansão da educação superior no Brasil, toma o estado de Goiás e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) como instituições para evidenciar as problematizações decorrentes do tema em questão. Trata de forma mais detida o Programa Educacional de Bolsa Universitária (PBU), ação do governo do estado de Goiás, que se alinha às políticas públicas de bolsas universitárias e apresenta suas especificidades e desafios.

Palavras-chave : educação superior; expansão da educação superior; estado de Goiás; instituições privadas; parceria público-privada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )