SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Estrategia política para la expansión y garantía de inscripciones en la educación superior: la asociación público-privada con el Programa Educacional de Becas Universitarias en el estado de GoiásPolíticas públicas de inclusión para personas con discapacidad en la Educación Superior en los últimos diez años índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SILVA, Assis Leão da  y  SANTOS, Yego Viana Amorim de. A produção de dissertações e teses sobre o Programa REUNI entre 2009 e 2018. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e69942.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69942.

O presente artigo visa oferecer uma síntese analítica das produções acadêmicas sobre o “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais” (REUNI), mais especificamente, a produção de teses e dissertações entre os anos de 2009 e 2018. O REUNI surge por meio do decreto nº. 6.096/2007, operacionalizando, a expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tendo a meta global o aumento do número de discentes nos cursos de graduação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como amostra as dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os trabalhos analisados sustentam a proposição de que o REUNI ainda se constitui numa agenda acadêmica relevante no campo da Educação Superior. Outro aspecto a destacar é o desenvolvimento e alcance que o Programa apresentou nas Universidades Federais, inclusive seus desdobramentos na vida acadêmica e nos processos de expansão, interiorização e gestão, possibilitando e demandando uma análise e interpretação mais aprofundada.

Palabras clave : REUNI; Educação Superior; Estado da Arte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )