SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Estratégia política para a expansão e garantia de matrículas no ensino superior: a parceria público-privada com o Programa Educacional de Bolsa Universitária no estado de GoiásPolíticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência na Educação Superior nos últimos dez anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

SILVA, Assis Leão da  e  SANTOS, Yego Viana Amorim de. A produção de dissertações e teses sobre o Programa REUNI entre 2009 e 2018. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e69942.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.69942.

O presente artigo visa oferecer uma síntese analítica das produções acadêmicas sobre o “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais” (REUNI), mais especificamente, a produção de teses e dissertações entre os anos de 2009 e 2018. O REUNI surge por meio do decreto nº. 6.096/2007, operacionalizando, a expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tendo a meta global o aumento do número de discentes nos cursos de graduação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como amostra as dissertações e teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os trabalhos analisados sustentam a proposição de que o REUNI ainda se constitui numa agenda acadêmica relevante no campo da Educação Superior. Outro aspecto a destacar é o desenvolvimento e alcance que o Programa apresentou nas Universidades Federais, inclusive seus desdobramentos na vida acadêmica e nos processos de expansão, interiorização e gestão, possibilitando e demandando uma análise e interpretação mais aprofundada.

Palavras-chave : REUNI; Educação Superior; Estado da Arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )