SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Diretrizes globais para el capitalismo académico brasileño dependiente: la búsqueda de la construcción de la World Class University índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

MCCOWAN, Tristan. Existe um direito universal à Educação Superior?. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71196.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71196.

A oposição ao pagamento de mensalidades na Educação Superior é, de forma recorrente, formulada como a defesa da Educação Superior como um ‘direito’ ao invés de um ‘privilégio’. No entanto, a base e a natureza desse direito são nebulosas. Este artigo apresenta uma exploração conceitual sobre a questão, a partir de uma aproximação com o Direito Internacional. Um argumento proposto para o reconhecimento do direito à Educação Superior o coloca como uma das muitas formas possíveis de educação pós-escolar, restrita apenas pela exigência de um nível acadêmico mínimo de preparação.

Palabras clave : Acesso à Educação Superior; Política para a Educação Superior; Direito à Educação; ampliação da participação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )