SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Uma Análise Comparativa das Leis Antibullying na América Latina e CaribeProposta de um modelo lógico na avaliação do Programa Conta pra Mim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

OLIVEIRA, Nathália Dias Pereira Alves  e  LORETO, Maria das Dores Saraiva de. Política de inclusão de pessoas deficientes na Universidade Federal de Viçosa/MG: discurso e sua prática, na visão de seus agentes executores. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e77410.  Epub 03-Set-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77410.

Este artigo buscou caracterizar a Política de Cotas para deficientes da Universidade Federal de Viçosa, considerando o que preconiza o discurso legal e sua prática vivenciada pelos agentes executores. No percurso metodológico da pesquisa, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, conjugada com entrevistas com representantes de setores estratégicos da instituição, buscando responder questões relativas aos processos de adesão e implementação da política. Os resultados mostraram que a instituição teve êxito na adesão à política, mesmo diante de restrições orçamentárias e limitação de recursos humanos qualificados para atuarem no seu funcionamento. Concluiu-se que essa política, de natureza top-down, apesar de seus desafios, é de extrema importância para a instituição e para a sociedade, uma vez que busca incluir pessoas que historicamente foram excluídas de diversos espaços sociais.

Palavras-chave : Política de Cotas; Deficiente; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )