SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Política de inclusão de pessoas deficientes na Universidade Federal de Viçosa/MG: discurso e sua prática, na visão de seus agentes executoresProgressão continuada no bloco pedagógico: desafios para a gestão escolar em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria-RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

CARVALHO JUNIOR, José Roberto Abreu de  e  SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos. Proposta de um modelo lógico na avaliação do Programa Conta pra Mim. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e77511.  Epub 06-Set-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77511.

O Programa Conta pra Mim faz parte da Política Nacional de Alfabetização e tem por finalidade a superação da situação de vulnerabilidade social através da alfabetização. Ele se apoia em evidências da literacia familiar como facilitadora da aprendizagem e da alfabetização de crianças a partir da interação entre pais e filhos durante a leitura dialogada. Pelo seu caráter recente, pouco se sabe sobre o Programa Conta pra Mim e como ele alcançará as camadas menos favorecidas da população brasileira. Diante dessa lacuna, o objetivo do artigo foi fazer uma avaliação do Programa e oferecer um modelo lógico que possa auxiliar práticas na sua gestão e desenvolvimento. Por meio de uma análise documental, os resultados encontrados sugerem que a configuração atual do Programa Conta pra Mim atende mais aos contextos de vida das classes mais escolarizadas da população, já habituadas à leitura. O Programa parece não contemplar a complexa realidade das famílias menos favorecidas, intelectual e economicamente, justamente o público-alvo que mais necessita de intervenções sociais.

Palavras-chave : Modelo lógico; Programa Conta pra Mim; Teoria do Programa; Avaliação; Avaliação de Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )