SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Progresión continua en el área pedagógica: retos para la gestión escolar en una escuela pública de la red municipal de Santa Maria/RSPolíticas de valorización docente en el sistema público de educación de Rio Branco/Acre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

OLIVEIRA, Adriana Lucinda de; JOUCOSKI, Emerson; PONTES, Thaís Pedrinho de  y  ALMEIDA, Vilma Alves de. O debate sobre políticas afirmativas a partir dos diplomados e diplomadas da UFPR Setor Litoral. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e77637.  Epub 06-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.77637.

O presente artigo aborda a temática das políticas afirmativas, tendo como sujeitos da pesquisa os/as egressos/as do Setor Litoral, campus da UFPR. O estudo foi de cunho quali-quantitativo e contou com aplicação de questionário online a um universo de 1439 pessoas que, entre os anos 2009 e 2019, concluíram a graduação, sendo que desses, 382 participaram da investigação. Foi possível perceber que do total de respondentes, 261 se auto declararam brancos. Por outro lado, 121 se autodeclaram amarelos, pretos, pardos e indígenas. A pesquisa nos permitiu identificar quem são os sujeitos que acessam a Universidade e suas trajetórias de estudo e trabalho. Percebeu-se, que, embora haja políticas de acesso e permanência na Universidade pública, ainda é pequena a parcela de pessoas negras e indígenas nestes espaços e acessando tais políticas. O estudo também evidenciou a premência das políticas afirmativas no interior da Universidade, bem como a constância de diferenciadas dificuldades de acesso, permanência e inserção profissional para os/as egressos/as com marcas identitárias de raça, etnia e classe social.

Palabras clave : Ação afirmativa; desigualdades raciais; Ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )