SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Progressão continuada no bloco pedagógico: desafios para a gestão escolar em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria-RSPolíticas de valorização docente na rede pública de ensino de Rio Branco/Acre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

OLIVEIRA, Adriana Lucinda de; JOUCOSKI, Emerson; PONTES, Thaís Pedrinho de  e  ALMEIDA, Vilma Alves de. O debate sobre políticas afirmativas a partir dos diplomados e diplomadas da UFPR Setor Litoral. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e77637.  Epub 06-Set-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.77637.

O presente artigo aborda a temática das políticas afirmativas, tendo como sujeitos da pesquisa os/as egressos/as do Setor Litoral, campus da UFPR. O estudo foi de cunho quali-quantitativo e contou com aplicação de questionário online a um universo de 1439 pessoas que, entre os anos 2009 e 2019, concluíram a graduação, sendo que desses, 382 participaram da investigação. Foi possível perceber que do total de respondentes, 261 se auto declararam brancos. Por outro lado, 121 se autodeclaram amarelos, pretos, pardos e indígenas. A pesquisa nos permitiu identificar quem são os sujeitos que acessam a Universidade e suas trajetórias de estudo e trabalho. Percebeu-se, que, embora haja políticas de acesso e permanência na Universidade pública, ainda é pequena a parcela de pessoas negras e indígenas nestes espaços e acessando tais políticas. O estudo também evidenciou a premência das políticas afirmativas no interior da Universidade, bem como a constância de diferenciadas dificuldades de acesso, permanência e inserção profissional para os/as egressos/as com marcas identitárias de raça, etnia e classe social.

Palavras-chave : Ação afirmativa; desigualdades raciais; Ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )