SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15El debate sobre las políticas afirmativas de los graduados del Sector Costero de la UFPREntre desplazamientos y sedimentaciones: camino de institucionalización del Programa Nacional de Alimentación Escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SILVA, Maria da Conceição de Moura  y  HOJAS, Viviani Fernanda. Políticas de valorização docente na rede pública de ensino de Rio Branco/Acre. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e78438.  Epub 06-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.78438.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as políticas educacionais de (des)valorização dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental introduzidas na rede pública de ensino de Rio Branco/Acre a partir de 2005. A pesquisa foi estruturada em etapas que se interligaram, sendo elas: construção de um suporte teórico mediante a leitura de diversas publicações relacionadas à valorização dos profissionais da educação; e reunião, sistematização e análise de leis e documentos de âmbito federal, estadual e municipal que tratam do assunto. Inicialmente, as atenções se voltaram para as políticas educacionais de caráter mais geral introduzidas na rede pública de ensino do município e, na sequência, para aquelas políticas que apresentam uma relação mais próxima com a questão da valorização dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação evidenciou que, quando tomadas em seu conjunto, as políticas municipais apresentam caráter contraditório e não representam necessariamente um avanço em direção à valorização docente haja vista que a efetivação de algumas delas está atrelada aos resultados de desempenho das escolas e dos estudantes.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Valorização Docente; Rede Pública de Ensino de Rio Branco.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )