SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Entre deslocamentos e sedimentações: trajetória de institucionalização do Programa Nacional de Alimentação EscolarA política de financiamento da educação infantil e a incidência dos movimentos sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

BONETTO, Pedro Xavier Russo. Base Nacional Comum Curricular e Currículo da Cidade: alinhamento total. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e78850.  Epub 03-Set-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78850.

O artigo em questão examina o documento curricular do município de São Paulo, denominado Currículo da Cidade, e compara-o com a Base Nacional Comum Curricular. O método empreendido foi a análise de discurso em sua perspectiva foucaultiana. As verificações indicam que os discursos dos documentos estão absolutamente alinhados, quando não, iguais. Além disso, os documentos são produzidos no mesmo contexto social, ambos contaram com pouca participação efetiva dos professores e ilustram uma concepção de Educação Física tecnicista e acrítica.

Palavras-chave : Educação Física; Currículo; Políticas públicas; Base Nacional Comum Curricular; Currículo da Cidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )