SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Currículo base común nacional y currículo de la ciudad: alineación totalGestión democrática en la educación infantil: posibilidades actuales de participación a partir de la existencia de órganos colegiados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

LIMA, Maria Carmem Bezerra; LIMA, Carmen Lúcia de Sousa  y  FONTINELES, Isabel Cristina da Silva. A política de financiamento da educação infantil e a incidência dos movimentos sociais. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e78940.  Epub 06-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78940.

Este artigo apresenta a incidência dos movimentos sociais sobre a política de financiamento da primeira etapa da Educação Básica, com foco nos Fóruns de Educação Infantil e no Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica que se apoiou em teóricos como Flores (2010), Bassi (2011), Santos (2015), dentre outros. Coloca-se em discussão as contribuições do Fundeb para a ampliação da Educação Infantil, o papel dos movimentos sociais nas lutas empreendidas em defesa do financiamento para essa etapa da educação e as disputas e tensões que marcaram a aprovação do novo Fundeb. Ao final, conclui-se que a participação dos fóruns e do MIEIB nesse processo, por meio de ações como audiências públicas, seminários, reuniões, manifestos, etc., inclusive no contexto da pandemia que, neste caso, se deu pela via das redes sociais, foi de fundamental importância para que aprovássemos o Fundeb como uma política permanente.

Palabras clave : Financiamento; movimentos sociais; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )