SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15La política de financiación de la educación infantil y la incidencia de los movimientos socialesProjeto Equidade na Educação: una política pública para minimizar las desigualdades en el sistema educativo municipal de Curitiba (2014-2016) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

CRUZETTA, Danieli D' Aguiar  y  SILVA, Marcus Quintanilha da. Gestão democrática na educação infantil: possibilidades atuais de participação a partir da existência de órgãos colegiados. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79080.  Epub 06-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79080.

Este artigo teve como objetivo propor uma reflexão sobre os processos que favorecem uma gestão democrática e as possibilidades atuais de participação das famílias no cotidiano de seus filhos em creches e pré-escolas a partir da existência de órgãos colegiados. Considerou-se como metodologia de análise uma abordagem quantitativa crítica, compreendendo que as informações de 28.453 instituições educativas públicas municipais que ofertavam exclusivamente a educação infantil, resultado das respostas de seus diretores ao Censo Escolar de 2019 acerca da existência de órgãos colegiados nas unidades na qual são dirigentes, foram auxiliares ao objetivo proposto, mas que este foi nutrido de literatura especializada em torno da luta pelo direito à educação infantil e pressupostos da gestão democrática no ensino público, bem como de retomada da legislação nacional no que se refere ao tema. Os resultados evidenciam a incipiência na existência dos órgãos colegiados como ponto de partida assumido por essa investigação para se pensar em favorecimento da participação da comunidade nos processos decisórios da escola.

Palabras clave : Educação infantil; Gestão Democrática; Órgãos Colegiados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )