SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Gestión Democrática: un debate sobre la percepción de los consejeros escolares del sistema escolar público de MaranhãoEducación a distancia y la formación docente: expansión y mercaderización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

FERRAZZO, Gedeli  y  GOMES, Marco Antônio de Oliveira. A reforma do ensino médio e a legitimação da educação a distância: o nó obsceno da mediação tecnológica. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79897.  Epub 02-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79897.

O presente trabalho tem como propósito analisar o alinhamento entre o projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTec no Estado de Rondônia e a reforma do Ensino Médio. Trata-se de um assunto importante diante da urgência do enfrentamento das propostas hegemônicas que contribuem para a intensificação dos processos de precarização e mercantilização da educação pública. Desse modo, organizamos o texto, inicialmente, examinando os principais documentos que orientam a atual reforma do Ensino Médio, com ênfase na regulamentação da oferta do ensino a distância ou mediado por tecnologia. Em seguida, averiguamos as formas de regulamentação e estruturação do projeto EMMTec em Rondônia. Finalizamos o texto destacando que a reforma do Ensino Médio, alicerçada na flexibilização curricular de um ensino mediado por tecnologia, representa, na prática, a homogeneização da educação a distância.

Palabras clave : Reforma do Ensino Médio; Educação a distância; Ensino Médio com Mediação Tecnológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )