SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Gestão Democrática: um debate sobre a percepção dos conselheiros escolares da rede pública estadual do MaranhãoEducação a distância e a formação docente: expansão e mercadorização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

FERRAZZO, Gedeli  e  GOMES, Marco Antônio de Oliveira. A reforma do ensino médio e a legitimação da educação a distância: o nó obsceno da mediação tecnológica. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79897.  Epub 02-Set-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79897.

O presente trabalho tem como propósito analisar o alinhamento entre o projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTec no Estado de Rondônia e a reforma do Ensino Médio. Trata-se de um assunto importante diante da urgência do enfrentamento das propostas hegemônicas que contribuem para a intensificação dos processos de precarização e mercantilização da educação pública. Desse modo, organizamos o texto, inicialmente, examinando os principais documentos que orientam a atual reforma do Ensino Médio, com ênfase na regulamentação da oferta do ensino a distância ou mediado por tecnologia. Em seguida, averiguamos as formas de regulamentação e estruturação do projeto EMMTec em Rondônia. Finalizamos o texto destacando que a reforma do Ensino Médio, alicerçada na flexibilização curricular de um ensino mediado por tecnologia, representa, na prática, a homogeneização da educação a distância.

Palavras-chave : Reforma do Ensino Médio; Educação a distância; Ensino Médio com Mediação Tecnológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )