SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15La reforma de la escuela secundaria y la legitimación de la educación a distancia: el nudo obsceno de la mediación tecnológicaFundamentos y condicionantes de la polémica alrededor del Kit de Combate a la Homofobia: de las sombras de la cueva a la lucha por hegemonía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

ALMERON, Andrews Alves  y  PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. Educação a distância e a formação docente: expansão e mercadorização. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79930.  Epub 01-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79930.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/1996 reforça a necessidade da formação em nível superior para os docentes da educação básica, o que suscitou a elaboração de políticas públicas que auxiliem no cumprimento dessa demanda. A modalidade de Educação a Distância (EaD) ganha destaque como meio para atender às exigências da legislação. Os dados do Censo do ensino superior vêm apresentando a ascensão da modalidade, particularmente, nos cursos de licenciatura, com destaque ao Curso de Pedagogia, o que vem permitindo uma aproximação da educação superior ao status de mercadoria. Sendo assim, o objetivo desse estudo é discutir os dados relativos à expansão da EaD, particularmente nos cursos de formação docente no Brasil e região do Sudoeste paranaense, evidenciando as articulações da modalidade com o processo de mercadorização do ensino superior. Os procedimentos metodológicos seguem a pesquisa bibliográfica e análise de dados disponíveis no Censo do Ensino Superior e em plataformas oficiais. Os resultados apontam as contradições presentes em uma modalidade que se pauta nas demandas da era da informação e da comunicação e de um cenário socioeconômico que unifica a formação humana a pressupostos mercadológicos, além de alertar sobre a necessidade de análise dos dados acerca da EaD.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Educação a Distância; Formação Docente; Mercadoria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )