SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Fundamentos y condicionantes de la polémica alrededor del Kit de Combate a la Homofobia: de las sombras de la cueva a la lucha por hegemoníaLa asistencia estudiantil en el “neodesenvolvimentismo”: derecho o concesión? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

TRENTIN, Valéria Becher. Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial no Brasil: breve contextualização. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e80029.  Epub 02-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80029.

Este artigo traz uma abordagem da trajetória de escolarização de Jovens e Adultos com deficiência na educação brasileira, onde objetiva-se analisar historicamente a articulação entre as políticas públicas das modalidades de ensino EJA e Educação Especial. Assim, caracteriza-se por uma análise documental sobre o movimento das modalidades de ensino e as políticas públicas que as regem. Foram utilizadas fontes primárias e secundárias de pesquisa a qual abarca o período de 1990 até 2016. Mediante a breve análise constatou-se que a busca por soluções para o analfabetismo e para a inclusão caracteriza-se como um processo de tensões, conflitos e influências. Observou-se também a ausência de articulação entre as modalidades da EJA e a Educação Especial nas políticas públicas, o que aponta o longo caminho a ser percorrido para que jovens e adultos com deficiência tenham garantido efetivamente o direito a uma educação de qualidade.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Políticas públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )