SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Fundamentos e condicionantes da polêmica em torno do Kit de Combate à Homofobia: das sombras da caverna à luta por hegemoniaA assistência estudantil no “neodesenvolvimentismo”: direito ou concessão? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

TRENTIN, Valéria Becher. Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial no Brasil: breve contextualização. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e80029.  Epub 02-Set-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80029.

Este artigo traz uma abordagem da trajetória de escolarização de Jovens e Adultos com deficiência na educação brasileira, onde objetiva-se analisar historicamente a articulação entre as políticas públicas das modalidades de ensino EJA e Educação Especial. Assim, caracteriza-se por uma análise documental sobre o movimento das modalidades de ensino e as políticas públicas que as regem. Foram utilizadas fontes primárias e secundárias de pesquisa a qual abarca o período de 1990 até 2016. Mediante a breve análise constatou-se que a busca por soluções para o analfabetismo e para a inclusão caracteriza-se como um processo de tensões, conflitos e influências. Observou-se também a ausência de articulação entre as modalidades da EJA e a Educação Especial nas políticas públicas, o que aponta o longo caminho a ser percorrido para que jovens e adultos com deficiência tenham garantido efetivamente o direito a uma educação de qualidade.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )