SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Public policies for Youthand Adult Education and Special Education in Brazil: brief contextualizationResearch on educational policies: characterization and categorization of the theoretical-methodological foundations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

PESSANHA, Carolina França  and  SILVA, Renata Maldonado da. A assistência estudantil no “neodesenvolvimentismo”: direito ou concessão?. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e80139.  Epub Sep 02, 2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80139.

O artigo problematiza a construção e as principais concepções presentes nas políticas de assistência estudantil elaboradas durante o modelo econômico conhecido no Brasil como "neodesenvolvimentismo" (2002-2016). Nesse sentido, procuramos discutir a elaboração do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST), e apontamos para as diferenças e convergências existentes entre essas políticas e sua articulação com a concepção de assistência estudantil proposta pelo Estado brasileiro no contexto de expansão do ensino superior. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica e análise documental, com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa indicam que as políticas de assistência estudantil, implementadas por meio dos programas PNAES e PNAEST, sofreram contradições e impasses e contribuíram para ampliar o processo de privatização nas IES públicas brasileiras.

Keywords : Neodesenvolvimentismo; Política Social; Assistência Estudantil; PNAES; PNAEST.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )