SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Políticas públicas de Educación de Jóvenes y Adultos y Educación Especial en Brasil: breve contextualizaciónInvestigación en políticas educacionales: caracterización y categorización de los fundamentos teórico-metodológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

PESSANHA, Carolina França  y  SILVA, Renata Maldonado da. A assistência estudantil no “neodesenvolvimentismo”: direito ou concessão?. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e80139.  Epub 02-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80139.

O artigo problematiza a construção e as principais concepções presentes nas políticas de assistência estudantil elaboradas durante o modelo econômico conhecido no Brasil como "neodesenvolvimentismo" (2002-2016). Nesse sentido, procuramos discutir a elaboração do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST), e apontamos para as diferenças e convergências existentes entre essas políticas e sua articulação com a concepção de assistência estudantil proposta pelo Estado brasileiro no contexto de expansão do ensino superior. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica e análise documental, com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa indicam que as políticas de assistência estudantil, implementadas por meio dos programas PNAES e PNAEST, sofreram contradições e impasses e contribuíram para ampliar o processo de privatização nas IES públicas brasileiras.

Palabras clave : Neodesenvolvimentismo; Política Social; Assistência Estudantil; PNAES; PNAEST.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )