SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Programa Escolas Interculturais de Fronteira e a realidade Brasil/Paraguai: uma política de integração regional para a fronteiraA gestão escolar em tempos de pandemia na capital alagoana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

VIEGAS, Elis Regina dos Santos. Arranjos de Desenvolvimento da Educação: configurações da descentralização no fortalecimento da privatização. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e77420.  Epub 22-Set-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77420.

O presente estudo tem como objetivo analisar os mecanismos de inserção da lógica privada no regime de colaboração entre governo federal, mercado e municípios. A opção metodológica baseia-se na abordagem qualitativa de característica teórico-bibliográfica e documental. Aborda-se as atribuições/responsabilidades dos municípios a partir da prerrogativa federativa que os ampara, o que implica conjuntamente ações colaborativas, porém na condição de subordinados por um governo central. Evidencia-se o movimento crescente de assunção por parte da administração pública (federal e municipal) ao modelo de Arranjos de Desenvolvimento da Educação como caminho à descentralização/transferência da gestão pública, em matéria de políticas educacionais, para o setor privado/mercantil.

Palavras-chave : Regime de Colaboração; Descentralização; Arranjos de Desenvolvimento da Educação; Privatização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )