SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Arreglos de Desarrollo de la Educación: ajustes de descentralización para fortalecer la privatizaciónDesafíos en la oferta de puestos en la red de educación pública infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da  y  GOMES, Eva Pauliana da Silva. A gestão escolar em tempos de pandemia na capital alagoana. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e77531.  Epub 22-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.77531.

A escola, como dimensão necessária para as mudanças sociais, tornou-se um ambiente isolado e sem movimento em tempos de pandemia. O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de organização escolar e os desafios na atuação dos diretores escolares da rede pública municipal de Maceió no contexto do isolamento social, ocasionado pelo novo coronavírus (COVID-19). O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, tendo, como técnica, a pesquisa exploratória. Utilizou-se a aplicação de questionários on-line como instrumentos de coleta. A análise dos dados deu-se a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que os gestores escolares estão desenvolvendo diferentes atividades, mediadas pelas tecnologias e pelas plataformas digitais, contribuindo para a condução das propostas educacionais em uma construção coletiva e democrática, tendo, como ponto de partida, a valorização pela vida e a preocupação com o bem-estar dos envolvidos.

Palabras clave : Gestão Escolar; Pandemia; Escola Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )