SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Internacionalización de las políticas educativas brasileñas: avances en la misión de la educación escolarEl emprendimiento como punto clave de los Programas El Futuro y Nuevos Caminos: notas críticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

ARAUJO, Vania Carvalho de; AUER, Franceila  y  TAQUINI, Rennati. Política de educação infantil em tempo integral: notas sobre a percepção das famílias. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e77885.  Epub 22-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77885.

Este artigo expõe parte dos resultados de um estudo exploratório realizado com 86 famílias de dez municípios do estado do Espírito Santo, cujos filhos encontravam-se matriculados em 20 instituições de educação infantil em tempo integral. Tem por objetivo discorrer sobre as percepções das famílias em relação à educação infantil em tempo integral. Utiliza o software NVivo como ferramenta auxiliar na organização e análise dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas feitas com as famílias. Os resultados apontam que o trabalho extradomiciliar da mãe se impõe como a principal motivação para a matrícula dos seus filhos no tempo integral. Além disso, há grande expectativa acerca das rotinas de cuidado na instituição. Conclui-se que perdura na educação infantil em tempo integral uma complexa relação entre o direito à educação das crianças e as necessidades das famílias trabalhadoras de classes socioeconomicamente desfavorecidas.

Palabras clave : Educação infantil; Tempo integral; Educação infantil em tempo integral e famílias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )