SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15El emprendimiento como punto clave de los Programas El Futuro y Nuevos Caminos: notas críticasLa desigualtad de la infraestructura escolar de las escuelas estaduales del municipio de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

DOMINGO, Rangel Assunção Francisco; MENDES, Maria da Conceição Barbosa Rodrigues; OLIVEIRA, Diana da Silva  y  COSTA, Nilza Maria Vilhena Nunes. Qualificação acadêmica e profissional dos docentes de cursos de direito em Angola: uma análise com base nos planos de desenvolvimento institucionais. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e78566.  Epub 22-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566.

A qualificação do corpo docente é uma das dimensões fundamentais da gestão organizacional das instituições de ensino superior/IES. Este artigo aborda a qualificação acadêmica e profissional docente/QAPD nos cursos de Direito em IES públicas Angolanas, através da análise documental de como esta é integrada em cinco Planos de Desenvolvimento Institucionais/PDI das sete Universidades públicas do País que ministram os referidos cursos. Esta análise, feita com base num instrumento desenvolvido pelos autores, foi precedida da construção de um referencial normativo e teórico, sobre a QAPD de docentes do Ensino Superior em geral, e da área do Direito em particular. Os resultados evidenciam que as referências à QAPD são muito gerais, o que parece remeter os PDI a um procedimento burocrático de regulação. Como implicações do estudo sugere-se que se aprofundem os resultados analisando outros documentos institucionais relacionados à operacionalização dos PDI das Faculdades de Direito.

Palabras clave : Qualificação acadêmica e profissional; Docente de Cursos de Direito em Angola; Plano de Desenvolvimento Institucional; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )