SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Cualificación académica y profesional de los docentes de cursos de derecho en Angola: un análisis basado en planes de desarrollo institucionalPanorama de los grupos de investigación de Políticas Educativas en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

CARNAVAL, Marilya Mariany. A desigualdade da infraestrutura escolar das escolas estaduais no município de São Paulo. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79216.  Epub 27-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79216.

O objetivo do artigo é verificar se há alguma relação entre a qualidade da infraestrutura escolar das escolas estaduais do município de São Paulo e a distribuição dos distritos em que as escolas se localizam. A perspectiva do artigo em relação a infraestrutura adotada abrange o conjunto de requisitos materiais e estruturais de cada escola ao acesso e uso pedagógico das pessoas. Os resultados estruturais de cada escola ao acesso e uso pedagógico das pessoas. Os resultados apresentados evidenciaram uma maior desigualdade nas condições de infraestrutura e recursos tecnológicos em escolas localizadas em distritos de baixo nível socioeconômico. Nota-se, assim, uma desigualdade relacionada a questão territorial, social e econômica do município de São Paulo. As fontes de dados foram constituídas por informações sobre a infraestrutura da escola disponíveis nos questionários escolares da Prova Brasil dos anos de 2013 e 2015.

Palabras clave : infraestrutura escolar; ensino médio; avaliação educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )