SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Overview of research groups on Education Policy in BrazilPIBID in the public policy path of initiation to teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

LARANJA, Mirza Rosas Augusto. Teoria e prática do gerenciamento de desempenho do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79742.  Epub Sep 22, 2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742.

O Plano Nacional de Educação norteia o sistema educacional e como tal deve ter seu desempenho conhecido e avaliado, aspecto fundamental em um Estado democrático. Este artigo aborda o gerenciamento do PNE 2014-2024, quanto a estrutura e procedimentos adotados para seu monitoramento e aferimento de desempenho. A partir de uma abordagem qualitativa, revisa a literatura sobre o tema e analisa os relatórios de monitoramento do PNE 2014-2024. Apresenta a auditoria de capacidade de gerenciamento de desempenho proposta por Barzelay (2002) como estratégia para melhor conhecer a real capacidade de se aferir o desempenho frente às metas propostas no plano.

Keywords : auditoria; desempenho; monitoramento; Plano de Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )