SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Panorama de los grupos de investigación de Políticas Educativas en BrasilPIBID la trajectoria de la politica de iniciacion de la docencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

LARANJA, Mirza Rosas Augusto. Teoria e prática do gerenciamento de desempenho do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e79742.  Epub 22-Sep-2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742.

O Plano Nacional de Educação norteia o sistema educacional e como tal deve ter seu desempenho conhecido e avaliado, aspecto fundamental em um Estado democrático. Este artigo aborda o gerenciamento do PNE 2014-2024, quanto a estrutura e procedimentos adotados para seu monitoramento e aferimento de desempenho. A partir de uma abordagem qualitativa, revisa a literatura sobre o tema e analisa os relatórios de monitoramento do PNE 2014-2024. Apresenta a auditoria de capacidade de gerenciamento de desempenho proposta por Barzelay (2002) como estratégia para melhor conhecer a real capacidade de se aferir o desempenho frente às metas propostas no plano.

Palabras clave : auditoria; desempenho; monitoramento; Plano de Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )